No âmbito do projeto "Intervir em Marvila" fizemos um Peddy Paper no Parque da Bela Vista.
Todas as personagens que nos foram apresentadas nas histórias que os monitores nos contaram, ganharam vida e conduziram-nos a uma aventura muito divertida.
No âmbito do projeto "Cartas Desenhadas" dinamizado pelo PISCJA, no dia 11 de junho foi proporcionado à turma do 1ºA da nossa escola e a outra turma igualmente do 1ºano de outra escola um encontro final para que os alunos se conhecessem. Fizemos jogos e fomos brindados com um lanche muito saboroso!
O dia da Mãe celebra-se sempre no primeiro domingo do mês de maio.
Para comemorarmos este dia tão especial, construímos para todas as nossas mães um alfinete em forma de flor com cápsulas de café e mensagens escritas num cartão de papel reciclado.
Adoramos o resultado final!
Mães, é tudo para vocês. Esperamos que tenham gostado...
Visitamos o Padrão dos Descobrimentos num dia bastante quente para esta época do ano.
Fomos recebidos por duas monitoras que nos levaram para uma sala bem "escondida", mas muito confortável!
Ouvimos histórias dos nossos navegadores portugueses, das suas conquistas mas também dos perigos que enfrentaram, tais como tempestades, ataques de outros navios e de "monstros" que habitavam nos mares...
Depois de ouvir estas histórias construímos "seres fantásticos", uns bons e felizes, outros maus e tristes e imaginávamos como seria a nossa vida de crianças no fundo do mar...
No âmbito do projeto "Lisboa Limpa tem outra pinta", recebemos na nossa escola, no dia 20 de abril, elementos deste projeto que vieram dinamizar um atelier de reciclagem de papel.
Em primeiro ouvimos a explicação de como separar os resíduos urbanos e a política do 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
De seguida colocamos a mão na massa e reciclamos jornais e revistas construindo cartões que nos foram muito úteis para a prenda do Dia da Mãe.
Devemos preservar o nosso Planeta, reciclando e reutilizando o máximo.
A escola EB2/3 das Olaias proporcionou a todas as escolas do agrupamento uma semana dedicada às expressões. Foi durante esta semana, a "Semana das Expressões", que a nossa escola participou com uma coreografia da música "Ameno" do grupo musical "Era".
No dia 17 de fevereiro a nossa escola ficou mais colorida! Todos nós envergávamos fantasias dignas de contos de fadas, filmes de ação, desenhos animados...
Desfilamos pelas ruas do nosso querido Bairro do Armador mostrando alegria e boa disposição atirando serpentinas e confetis aos moradores que se cruzavam connosco.
No dia 14 de fevereiro recebemos na nossa escola o senhor Carlos, "oleiro de profissão" . Vimos como é tão fácil para ele trabalhar o barro (mas para nós, que não estamos habituados, tornou-se um pouco dificil). Faz-se uma massa moldável com o barro e água movimentando a roda com os seus pés. De seguida, as mãos habilidosas fazem "magia" e "puf..."surgem objetos lindíssimos que depois são ornamentados com um pauzinho.
Nós também tivemos o prazer de experimentar esta arte colocando as nossas mãos no barro.
Depois de uma semana a secar, o Sr. Carlos trouxe-nos as peças de olairia.
Nos dias 6 e 9 de fevereiro as turmas da nossa escola foram conhecer o Navio Escola Sagres. Fomos muito bem recebidos pelos marinheiros e pelo senhor Comandante. Demos a volta ao interior do navio e ficamos fascinados com a habilidade daqueles homens em subir escadas muito estreitinhas. Vimos também uma sineta que tinha a função de avisar todos os tripulantes quando avistassem um perigo no mar. Aprendemos imenso sobre as velas, as cordas, o leme, a proa e as rotinas diárias de um marinheiro...
Nos dias 23 e 24 de janeiro a nossa escola visitou a Casa do Tinoni. É uma casa que faz parte da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa e tivemos a possibilidade de conhecer os perigos quando há incêndios, sismos, bem como aprendemos normas de prevenção de catástrofes quando estamos em casa ou na rua.
Agradecemos ao Tinoni, ao Sinal e ao Bruno como nos receberam em sua casa.
A pouco e pouco iremos mostrar o que temos feito desde setembro e algumas atividades que iremos realizar. Todos os professores e assistentes operacionais irão colaborar neste pequeno espaço que é de todos nós.